Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

2˚ R P Mon torna-se pioneiro a nível mundial no desenvolvimento do proerd Binacional.




NOTA A IMPRENSA 075- 28/09/2011

2˚ R P Mon torna-se pioneiro a nível mundial no desenvolvimento do proerd Binacional.
         O dia de hoje, 28 de setembro de 2011, marca um momento histórico para o proerd a nível estadual, instante em que o projeto Proerd Binacional foi iniciado junto a fronteira Santana do Livramento( Brasil) e Rivera( Uruguai), com a execução das aulas binacional no colégio Juan Pablo II, com alunos da mesma faixa etária dos alunos brasileiros, e assim, fixando um marco para a implantação do proerd junto ao Mercosul.
Na oportunidade os Soldados Luis e João ministraram as primeiras aulas junto a alunos de ensino fundamental tendo a companhia de policiais uruguaios, os quais se formaram recentemente no mês de julho junto ao curso binacional voltado para adultos.
A visão inicial foi extremamente positiva em virtude dos alunos conviver com fatos cotidianos fronteiriços, os quais os interligam junto a meios de comunicação, informações sobre acontecimentos que unem nesta fronteira sui generis no mundo, somados a participação, interrogação e relação interpessoal construída entre a escola e as instituições policiais.
  As aulas tem continuidade na próxima quarta-feira, onde os alunos darão prosseguimento no aprendizado referente a metodologia desenvolvida, bem como, a informações que lhes auxiliarão a evitar e prevenir o uso de entorpecentes.
Esta iniciativa foi possível, graças ao apoio recebido pelos instrutores do Proerd junto ao Comando do CRPO/FO, na pessoa do TC Roberto Kraid Pereira e do Comandante do 2˚ R P Mon, major Antonio Osmar da Silva, os quais aproximaram informações e explanações que juntamente aos instrutores possibilitaram a apresentação ao Chefe de Policia da vizinha cidade de Rivera/ ROU- Inspetor Chefe Eribierto Fagundes e do inspetor Luiz Eduardo Madera, os quais uniram-se a iniciativa e possibilitaram a participação dos policiais Ana Maria Héberle Gil(Comisaria Directora de la Escuela de Policia), Rosana Ramos(Psicologa – U.E.V.D. Unidad Especializada em Violencia Domestica), Mariela Rueco Clavijo (U.E.V.D. Unidad Especializada em Violencia Domestica),   Debora Noemi NievesVargas e Rony Stanley Vieira Nunez( policia comunitária) junto as aulas, com o objetivo de visualizarem esta ação de integração. Importante ressaltar o apoio fundamental da patrulha escolar do 2˚ R P Mon, a qual proporciona toda a logística necessária e por isso não pode deixar de ser citada dentro deste fato marcante junto a sociedade da fronteira da paz.  











Fotos podem ser verificados junto ao www.patrulhaescolar2rpmon.blogspot.com

 COM SOC 2˚ R P MON, 18H, DIA 28 DE SETEMBRO DE 2011.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Formatura do Proerd Pais curso desenvolvido com educadores

Créditos: Gustavo Martins prefeitura de santana do livramento


NOTA A IMPRENSA 074- 27/09/2011

2˚ R P Mon desenvolve formatura do proerd pais e inicia turma binacional para alunos uruguaios.
         Na tarde de hoje se realizou a formatura do programa proerd currículo para pais em  uma parceria de sucesso entre a Brigada Militar representada nesta cidade pelo 2˚ R P Mon e a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento representada pela Secretaria Municipal de Educação onde após 45 dias 56 profissionais da área da educação capacitaram-se para auxiliar seus gestores na difícil tarefa de criação de ações em prol da conscientização que as drogas e a violência causam-se a todas as comunidades e sociedade em geral. Se fizeram presentes o Comandante do CRPO-Fronteira Oeste, Tenente Coronel Roberto Kraid Pereira, o Prefeito Municipal Wainer Machado, a Secretaria Municipal de Educação, Cristina de Leon, o Chefe da Policia Comunitária do Departamento de Rivera, comissário Ricardo Lopez Pintos Borges, a vereadora Karine Frassoni, os quais foram recepcionados pelo Comandante do 2˚ R P Mon, major Antonio Osmar da Silva.
 A partir deste momento o Município passa a aumentar sua rede de proteção e prevenção frente a este tema que tanto vitima pessoas em nossa sociedade.
A partir de agora os professores desenvolveram um projeto de prevenção de drogas e violência junto a suas escolas visando auxiliar os instrutores do proerd junto a prevenção sobre o tema.
O PROERD consiste numa ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado de Policial PROERD, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência.
Em nossa cidade já formaram-se mais de 8 mil alunos, sendo que visando auxiliar no desenvolvimento junto a fronteira da paz, o 2˚ R P Mon em Santana do Livramento implantou o Projeto “Proerd sem fronteiras”, com a participação de  policiais uruguaios em seminários e na realização da primeira turma mundial do curso de proerd para adultos desenvolvido em parceria junto ao Núcleo de Estudos Fronteiriços- Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, com a participação de 31 adultos, sendo 14 do vizinho pais uruguai;
Na data de amanhã, 28 de setembro, marca um dia histórico, onde iniciaremos as aulas binacional no colégio Juan Pablo II, com alunos da mesma faixa etária dos alunos brasileiros, e assim, fixando um marco para a implantação do proerd junto ao Mercosul.
Somos sabedores que esta iniciativa proporcionará a fortificação da rede de proteção e tratamento frente a este inimigo que a atualidade enfrenta, que são as drogas.
Assim, como a um século, quando a força estadual instalou-se nesta cidade para restabelecer a segurança pública, hoje, o 2˚ R P Mon torna-se uma Instituição visionária frente ao contexto de segurança, pois, estamos localizados em uma fronteira, onde os limites nos unem, as adversidades nos fortificam, e as estruturas nos fazem revermos conceitos geográficos para que juntos consigamos enfrentar este inimigo que em muitas vezes torna-se silencioso frente a famílias, e atinge indiretamente toda a sociedade.


 COM SOC 2˚ R P MON, 18H30, DIA 27 DE SETEMBRO DE 2011.

Formatura Proerd para professores em Santana do Livramento/RS

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BLITZ NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Na tarde da última sexta-feira, das 15h00 às 17h00, foi realizada uma Blitz Educativa Integrada, na esquina da Avenida Almirante Tamandaré com Largo do Hugolino Andrade, para orientar e conscientizar os condutores dos veículos especificamente no período de 2011 a 2020 como a “Década Mundial de Ações Para Segurança no Trânsito - Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, assunto referente ao Tema da Semana Nacional de Trânsito. A Mobilização da Blitz contou com a parceria do Centro de Formação de Condutores Dirigir e outros órgãos, como a Patrulha Escolar e o PROSEPA do 2º R P Mon, Agentes e Inspetor de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Vida Urgente.

A Década de Ação pela Segurança de Trânsito tem como objetivo diminuir em 50% o número de acidentes até 2020. Para que isso aconteça uma das ações foi a Blitz Educativa Integrada, que é uma maneira de buscar o apoio e a colaboração da comunidade em geral que clamam pelo comprometimento de cada cidadão fazer a sua parte, seja ele motorista ou pedestre. “O maior objetivo de tudo isso é a preservação e a valorização da vida que é nosso maior patrimônio”, relatou Eric Alves, Diretor do CFC Dirigir. Durante a Ação, foram entregues pelos alunos do PROSEPA 1000 panfletos informativos com a mensagem “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas” e outros da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente), sendo 900 para veículos e 100 para pedestres. Estiveram presentes algumas autoridades, como o Major Antonio Osmar da Silva, Comandante do 2º R P Mon, Inspetor de Trânsito Fernando Repetto, Edson Gonçalves, representante Vida Urgente e o Diretor CFC Dirigir Eric Alves.
O destaque da Blitz se deu na colaboração de cada entidade envolvida, estendido a todos os integrantes destes órgãos que juntos foram responsáveis pelo sucesso da Ação Educativa, pois ajudaram a plantar uma semente da boa conduta que certamente vingará e produzirá bons frutos. O Sargento Sílvio, monitor e responsável pelo PROSEPA, destacou também a excelente parceria do programa CFC Dirigir, informando que este apóia o programa desde 2006, com o lanche diário para os 25 alunos.