NOTA A IMPRENSA 075- 28/09/2011
2˚ R P Mon torna-se pioneiro a nível mundial no desenvolvimento do proerd Binacional.
O dia de hoje, 28 de setembro de 2011, marca um momento histórico para o proerd a nível estadual, instante em que o projeto Proerd Binacional foi iniciado junto a fronteira Santana do Livramento( Brasil) e Rivera( Uruguai), com a execução das aulas binacional no colégio Juan Pablo II, com alunos da mesma faixa etária dos alunos brasileiros, e assim, fixando um marco para a implantação do proerd junto ao Mercosul.
Na oportunidade os Soldados Luis e João ministraram as primeiras aulas junto a alunos de ensino fundamental tendo a companhia de policiais uruguaios, os quais se formaram recentemente no mês de julho junto ao curso binacional voltado para adultos.
A visão inicial foi extremamente positiva em virtude dos alunos conviver com fatos cotidianos fronteiriços, os quais os interligam junto a meios de comunicação, informações sobre acontecimentos que unem nesta fronteira sui generis no mundo, somados a participação, interrogação e relação interpessoal construída entre a escola e as instituições policiais.
As aulas tem continuidade na próxima quarta-feira, onde os alunos darão prosseguimento no aprendizado referente a metodologia desenvolvida, bem como, a informações que lhes auxiliarão a evitar e prevenir o uso de entorpecentes.
Esta iniciativa foi possível, graças ao apoio recebido pelos instrutores do Proerd junto ao Comando do CRPO/FO, na pessoa do TC Roberto Kraid Pereira e do Comandante do 2˚ R P Mon, major Antonio Osmar da Silva, os quais aproximaram informações e explanações que juntamente aos instrutores possibilitaram a apresentação ao Chefe de Policia da vizinha cidade de Rivera/ ROU- Inspetor Chefe Eribierto Fagundes e do inspetor Luiz Eduardo Madera, os quais uniram-se a iniciativa e possibilitaram a participação dos policiais Ana Maria Héberle Gil(Comisaria Directora de la Escuela de Policia), Rosana Ramos(Psicologa – U.E.V.D. Unidad Especializada em Violencia Domestica), Mariela Rueco Clavijo (U.E.V.D. Unidad Especializada em Violencia Domestica), Debora Noemi NievesVargas e Rony Stanley Vieira Nunez( policia comunitária) junto as aulas, com o objetivo de visualizarem esta ação de integração. Importante ressaltar o apoio fundamental da patrulha escolar do 2˚ R P Mon, a qual proporciona toda a logística necessária e por isso não pode deixar de ser citada dentro deste fato marcante junto a sociedade da fronteira da paz.
Fotos podem ser verificados junto ao www.patrulhaescolar2rpmon.blogspot.com
COM SOC 2˚ R P MON, 18H, DIA 28 DE SETEMBRO DE 2011.