Na quarta-feira (20/7), às 14h, no Teatro Renascença, em Porto Alegre, a Brigada Militar realizou a solenidade de Instalação do Núcleo de Projetos Sociais, vinculado a Assessoria de Direitos Humanos da corporação.
O Núcleo de Projetos Sociais é responsável pela coordenação pedagógica dos programas, projetos e ações sociais da instituição, principalmente os direcionados às crianças e aos adolescentes, visando a integração com a comunidade.
O chefe do Gabinete de Direitos Humanos da Brigada Militar, maj Franquilin, realizou a explanação da criação do núcleo de projetos sociais desenvolvidos pela Brigada Militar.
No evento foram apresentados os projetos sociais “Brigada em Canto”, do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, sob coordenação do soldado Ibaldo. O projeto é desenvolvido com crianças da escola CAIC (Centro de Atendimento Integral da Criança), em São Leopoldo, com o objetivo de proporcionar através da música o desenvolvimento do raciocínio, criatividades e habilidades motoras, além da socialização que a música oportuniza.
Com sua gaita, o bombeiro mirim, Guilherme Rolan, do Projeto Bombeiro Mirim de Alegrete, encantou o público com a música, Canto Alegretense.
Finalizando a cerimônia, os policiais militares do Grupo Teatral Brigada em Cena apresentaram a peça teatral "Ser Policial não é fácil!", baseada na Cartilha de Direitos Humanos da SENASP/MJ. O Grupo é composto por policiais militares do Comando Regional da Fronteira Noroeste, do 4º Batalhão de Policiamento em Áreas de Fronteira, de Santa Rosa e do 11º Comando Regional de Bombeiros.
O comandante-geral da Brigada Militar, cel Sérgio Roberto de Abreu, acompanhado do subcomandante-geral, cel Altair de Freitas Cunha e do chefe do estado-maior, cel Valmor Araújo de Mello, receberam no Teatro Renascença o secretário de estado da Segurança Pública, Airton Michels, a secretária de estado da Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, o desembargador do TJ/RS, Jaime Pitermann, a coordenadora adjunta da comissão dos DH da PGE, procuradora Gabriela Daudt, a delegada de polícia, Patrícia Pacheco, os comandantes regionais da Brigada Militar, a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Zuleica Beltrame, demais representantes de classes relacionadas aos Direitos Humanos, oficiais, praças, alunos e convidados.
Na oportunidade o Sgt Silvio Wunsch Garim acompanhado do sd Luis Eduardo Couto Pereira representaram o Regimento neste ato e registraram junto ao Cmandante Geral , Cel.Sergio Roberto de Abreu, e do cap. Giordane e Sgt Ademir, gestores do Projeto Bombeiro Mirim em nossa Região.